Futuros leitores em formação

Toda a Educação Infantil se concentrou frente aos encantos do tapete mágico que se abriu para que nossos pequenos pudessem ouvir uma história em voz alta realizada pela equipe de professores. Histórias lidas em ambientes inusitados se apresentaram como portais para o mundo da literatura infantil.
Com a intencionalidade de formar futuros leitores, a equipe de professores selecionou textos para uma leitura simultânea.

As crianças escolheram as histórias que queriam ouvir a partir das capas dos livros e sinopses das narrativas cuidadosamente organizadas em expositores no pátio da escola. Observaram atentamente por alguns dias e pouco a pouco se inscreveram colocando seus crachás com fotos ou nomes e os maiores escreveram seus nomes nas histórias escolhidas.

Neste movimento da equipe docente em parceria com a Trocando Ideias, assessoria pedagógica de formação de professores, a ampliação de vocabulário, postura de leitor, escuta de uma história pelo prazer de ouvir um texto selecionado, exposição de opiniões e critérios utilizados para a escolha do livro e muitas outras aprendizagens são envolvidas neste momento que acontecerá mensalmente para nossas crianças!

Márcia Nielsen, Coordenadora Pedagógico-Educacional da Educação Infantil e 1º ano EF